domingo, 26 de maio de 2013

PDVS DENTRO DO MPI - MOVIMENTO POPULAR IGUAÇUANO- RJ

"PDVS CONTRIBUIU COM ALGUMAS PROPOSTAS QUE RESULTOU NA CARTA ABAIXO.  APOIO IRRESTRITO AS LUTAS POPULARES EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE SUSTENTÁVEL." Alcy Maihoní

MOVIMENTO POPULAR IGUAÇUANO
CARTA ABERTA PELA SUSTENTABILIDADE DA FESTA DO AIPIM 2013

A Festa do Aipim de Tinguá já se tornou um patrimônio cultural da maior importância para Nova Iguaçu e para a comunidade local, atraindo milhares de visitantes àquela região.
O evento, por si só, mostra o fortalecimento da comunidade de Tinguá, valorizando o sentimento comunitário de união e solidariedade, em defesa de seus direitos e interesses.
A Festa do Aipim sempre foi organizada pela comunidade de Tinguá e pelas entidades comunitárias locais. Compreendemos que ela precisa avançar mais na organização, até para se evitar a agressão ambiental que sempre foi sua característicaausência de coleta seletiva do lixo produzido, além do óleo usado nas frituras dos alimentos sendo criminosamente despejado “in natura” nos ralos dos bueiros da Praça de Tinguá, indo poluir o Rio Tinguá. Estas sempre foram as reivindicações da comunidade local junto ao governo municipal, visando a compensação do impacto ambiental provocado pela Festa do Aipim.
E pela Lei dos Resíduos Sólidos, a Prefeitura de Nova Iguaçu é a responsável pelo gerenciamento dos resíduos produzidos em eventos públicos como esse.
Nunca é demais lembrar que em Tinguá está localizada uma Reserva Biológica declarada pelas Nações Unidas como PATRIMÔNIO NATURAL DA HUMANIDADE, por sua rica biodiversidade e seu imenso potencial hídrico!
Vamos cobrar das autoridades municipais este ano o respeito e a preservação ambiental que Tinguá merece e precisa!
É importante lembrar que já existem empreendimentos empresariais sustentáveis em Tinguá. Portanto, ações como a Sustentabilidade Ambientalsão perfeitamente possíveis de ser implantadas.
No programa de governo do atual prefeito Nelson Bornier, consta a criação de uma Estância Ecológica em Tinguá. Portanto, é contraditório que agora ele não garanta a Sustentabilidade Ambiental da Festa do Aipim. E agora, Prefeito? Como fica sua promessa em relação à Tinguá e à Festa do Aipim? 
Outro absurdo diz respeito à mudança do local da festa. A Prefeitura de Nova Iguaçu, de forma arbitrária, tenta tirar a festa da Praça de Tinguá, sem consultar ninguém da comunidade. O motivo alegado é o fato da mesma estar na “zona de amortecimento” da Reserva. Só que tal decisão vai provocar um prejuízo financeiro enorme aos comerciantes e produtores rurais. A festa ocorre tradicionalmente todos os anos na Praça de Tinguá e sempre teve como foco principal o fortalecimento da comunidade! Sem Sustentabilidade Ambiental, a Festa do Aipim vai provocar danos ao meio ambiente, independente da proximidade ou não com a Reserva, seja ali na praça ou em qualquer outro lugar próximo.
Estamos atentos! Vamos exigir respeito ao meio ambiente e aos moradores e comerciantes de Tinguá!

A Festa do Aipim não pode significar poluição ambiental para a Rebio-Tinguá e nem prejuízo financeiro para quem se empenha em torná-la possível, todos os anos!
Exigimos que a Festa do Aipim seja oficialmente considerada SUSTENTÁVEL pela prefeitura de Nova Iguaçu!

E que seus organizadores tomem providências que compensem o impacto ambiental e reciclem todo o lixo (resíduos) produzidos no evento!

PELA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DA FESTA DO AIPIM 2013!

PELA MANUTENÇÃO DA FESTA DO AIPIM NA PRAÇA DE TINGUÁ!

PELO RESPEITO AO MEIO AMBIENTE E AOS DIREITOS DOS MORADORES!
                             
Movimento Popular Iguaçuano

         Entidades participantes:

-         Rede Tinguá/ Rede Sustentável
-         Primavera Iguaçuana
-         Instituto Dois ou Mais
-         Gab (Grupo de Apoio aos Bairros)
-         Nepet (Núcleo de Pesquisa em Turismo da UFRRJ)
-         PCB – Partido Comunista Brasileiro – Comitê Nova Iguaçu
-         PSOL – Partido Socialismo e Liberdade
      -         PDVS – Partido Democrático Vida Social 

Nenhum comentário:

Postar um comentário